05/12 - Consórcio de Imóveis

Como o FGTS pode ser usado para Consórcio?

Retirada autorizada de final de ano anima os consumidores


A recente autorização para trabalhadores realizarem o saque de parte do FGTS, somada à retirada do PIS/PASEP e do recebimento do 13º salário, tem sido um dos assuntos mais comentados nos últimos meses e vai injetar bilhões de reais na economia. E as pessoas já estão pensando o que fazer com essa grana extra no orçamento.

Pesquisas apontam que muitas pessoas vão usar os recursos para quitar dívidas, mas que outras tantas ainda estão em busca da melhor forma de utilização desse capital.

A previsão do governo federal é que o saque do FGTS e do PIS/PASEP injetem R$ 42 bilhões na economia até o meio de 2020. Em virtude do valor liberado para o FGTS, esses recursos têm maior potencial para contribuir com os consorciados que possuem cotas nos segmentos de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis e serviços, em virtude dos tíquetes médios serem menores.


Oferte lances

Ainda está aguardando sua contemplação? Nesse caso, uma boa destinação para seu saque do FGTS é ofertar lances. Você pode oferecer o valor integral ou até complementar sua reserva financeira para ofertar um lance maior. Caso seu lance seja vencedor, o valor ofertado será abatido do saldo devedor, dependendo das regras estabelecidas em contrato.


Antecipe prestações

Com o valor obtido, você pode também amortizar seu saldo devedor. Existem três possibilidades, dependendo do que consta em contrato. São elas: ordem direta (valor antecipado, quitando as prestações a vencer mais próximas), ordem inversa (quitando as prestações a vencer, começando a contar da última), ou diluído nas parcelas (diminuindo o valor de todas as próximas parcelas mensais).


Complete o valor do crédito

Não é possível fazer alteração contratual para mudar o valor da carta de crédito após a contemplação. Entretanto, se tiver mudado seus planos e pretender adquirir um bem de valor maior, você pode utilizar o saque do FGTS para completar a sua carta de crédito e dar aquela incrementada no seu sonho.


Regularize sua situação

Caso o consorciado esteja em situação de inadimplência, a sugestão é aproveitar o valor sacado para fazer a regularização. Quitando as prestações em atraso, você volta a participar dos sorteios e garante sua contemplação, caso sua cota seja sorteada.


Eu só posso utilizar o valor da retirada de final de ano, ou também posso fazer uso do meu saldo do FGTS retido?

Independente da política governamental de permitir o atual saque parcial do FGTS, os recursos do fundo podem ser utilizados no consórcio. Isso pode ser feito desde que você possua uma cota de consórcio imobiliário. As regras para utilização do FGTS constam no Manual da Moradia Própria, disponibilizada pela Caixa. Vale a consulta!


Ainda ficou com dúvidas?

Entre em contato conosco que nossos consultores poderão tirar todas as suas dúvidas e te ajudar, de forma personalizada, a encontrar o melhor caminho para você.


Uso do FGTS no Consórcio Gazin? É claro que dá, SIM!


O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.