29/12 - Gazin

Ano Novo, Novas metas

Saiba como se planejar financeiramente para realizar seus sonhos em 2022


Depois de dois anos difíceis de crise sanitária, humanitária e econômica, tudo que os brasileiros mais desejam é que 2022 traga melhorias de vida e que seja um ano para concretizar sonhos. Mas não basta idealizar e deixar nas mãos do destino, é preciso ter metas claras, transformá-las em planejamento, que, com organização, será possível tornar os sonhos realidade.

Para passar um 2022 tranquilo e com gastos equilibrados e condizentes com sua renda é necessário ter uma boa gestão financeira pessoal. Registrar tudo o que entra e sai durante o mês ou semana é uma forma fácil e simples de controlar os gastos. Para isso é possível usar o tradicional caderninho, planilha no computador ou um dos diversos aplicativos disponíveis. Quando sobra dinheiro no mês, é preciso se perguntar "o que é mais importante para gastar com esse dinheiro?" e entender que algumas coisas podem ter que ficar de lado. Caso não tenha, se perguntar “no que posso investir este dinheiro ou economizar para algum objetivo?” O propósito principal é criar uma forma de equilibrar os gastos e os ganhos para pagar as dívidas já criadas e não gerar mais dívidas. Uma vida equilibrada sem a preocupação de não ter dinheiro para quitar os débitos é muito mais tranquila.

Planejamento é ainda mais a chave da questão, se o objetivo é conquistar algo, um curso, uma viagem, uma renegociação de dívidas, enfim, pense em tudo aquilo que você gostaria de realizar em 2022. Tendo consciência da sua renda e de seus gastos, é hora de pensar de onde extrair quantia extra para tirar o sonho do papel. Para isso é muito importante ter consciência de adaptar a renda, os ganhos e gastos ao modo de viver.

Com os financiamento mais caros, devido à Selic - taxa básica de juros da economia -, ressaltam as vantagens de fazer um consórcio, pois a modalidade atrai o consumidor por não ter juros, auxiliando assim a concretização do seu sonho no ano que chega. O Consórcio Gazin te ajuda a tornar mais leve e seguro a concretizá-lo. Saiba mais sobre o sistema e conheça nossos planos.

Para começar, é preciso ter ciência de que é necessário saber o que é e o que não é essencial em sua vida, em relação às questões financeiras. Por exemplo, comprar um determinado produto é importante para mim, para minha casa e/ou para minha família? Se sim, mantenha. Mas, nesse caso, é possível substituir por algo mais barato? Se sim, opte pela opção mais em conta. Os serviços de streaming, por exemplo, ou alguma outra atividade, é possível viver sem? Se sim, uma opção é retirar do orçamento até equilibrar as finanças.


Para além do que já foi falado, veja dicas práticas para ter controle das suas finanças em 2022:

  1. Estabeleça seus objetivos. Independentemente de quais são eles, é importante que você tenha em mente tudo aquilo que pretende fazer para pôr em prática no próximo ano.

  2. Conheça a sua realidade financeira. Considere todos os seus gastos indispensáveis e busque adequar seus objetivos de acordo com a sua renda, seja ela fixa ou identificando que precisa de renda extra.

  3. Crie o hábito de guardar dinheiro. Há inúmeras formas para fazer o dinheiro trabalhar a seu favor, o consórcio é uma delas. Estude as formas existentes que mais se adequam aos seus objetivos e arregace as mangas, 2022 vem aí e você pode torná-lo o ano da concretização dos seus sonhos.



Fontes:

Terra.com.br - Economia

Economia | Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Fale Conosco

    0800-644-8282
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
    E-mail: consorciogazin@gazin.com.br
    Ouvidoria: 0800-707-4580
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2022 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.