10/08 - Gazin

Você sabe o que é autofinanciamento?

Entenda porque o consórcio é uma forma de autofinanciamento

Você já deve ter ouvido falar que consórcio é uma forma de autofinanciamento. Mas você já parou para pensar no que isso quer dizer?


Primeiro, vamos entender o que é financiamento.


De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), financiamento é um contrato entre o cliente e uma instituição financeira (banco, cooperativa de crédito, caixa econômica), através do qual ele recebe uma quantia em dinheiro para uma destinação específica, como a aquisição de um veículo ou um imóvel, por exemplo.


Esse valor deverá ser devolvido em prazo determinado, acrescido dos juros acertados. As taxas variam de banco para banco, não havendo limites para as taxas cobradas.


Mas e o autofinanciamento? Qual a diferença?


“Auto” significa aquilo que é próprio ou que funciona por si mesmo. Logo, autofinanciamento significa financiar a si mesmo. Exatamente como acontece no consórcio.


O consórcio se baseia na união de pessoas (físicas ou jurídicas) que contribuem mensalmente para a formação de um capital comum. Essa poupança, chamada de “fundo comum”, é utilizada por todos os participantes do grupo para a aquisição do bem ou serviço desejado, em ordem definida por sorteio e/ou lance.


Logo, os créditos atribuídos aos consorciados são formados com recursos dos próprios participantes do grupo. É por esse motivo que consórcio não tem juros. Nele, paga-se uma taxa de administração, que é a remuneração da administradora pela formação e gestão do fundo comum do grupo, com o objetivo de garantir que todos recebam o crédito contratado.


Ficou bem claro né? Por isso, se pretende fugir das altas taxas de juros, pense no consórcio como medida de investir no seu próprio sonho. Quer saber como? Converse com a gente!

O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.