24/03 - Gazin

Posso comprar em nome de terceiros com meu consórcio?

Não existe resposta certa. Existem caminhos.


Não é raro as pessoas desejarem comprar um bem em nome de filhos, pais ou cônjuge. Por isso, uma dúvida frequente que existe é sobre a possibilidade de comprar um bem ou contratar um serviço em nome de terceiros, com o crédito do consórcio.

Infelizmente, não é possível realizar essa operação no Sistema de Consórcios. O valor do crédito contemplado deverá ser utilizado exclusivamente para aquisição de bens ou contratação de serviços em nome do próprio consorciado.

Isso se deve, principalmente, à alienação do bem à administradora, até que o saldo devedor do consorciado esteja integralmente quitado. 

A alienação do bem, bem como garantias complementares a serem apresentadas para a utilização do crédito, serve para cobrir o pagamento do saldo devedor, caso o consorciado contemplado se torne inadimplente. Neste caso, a administradora poderá executá-las e obter recursos para ressarcir o grupo. Logo, elas contribuem para que o direito de todos à contemplação seja preservado.


Mas, e se não houver saldo devedor no consórcio?

Em caso de o consorciado ter quitado todo o seu saldo devedor, a compra do bem em nome de terceiros irá depender dos procedimentos da administradora e/ou do contrato de adesão. É possível que a administradora exija a compra do bem em nome do consorciado, que poderá fazer a transferência para a pessoa desejada na sequência.


O que fazer?

Caso ainda tenha débito e queira colocar o bem em nome de um terceiro, uma opção seria negociar com a administradora a transferência do seu contrato de consórcio para a pessoa desejada. 

Neste caso, a administradora analisará as condições (como a capacidade de pagamento do possível novo titular), cabendo a ela aprovar ou não a transferência. Vale destacar ainda que essa operação pode incorrer no pagamento de multa por quebra de contrato.

Conversar com a Administradora e conhecer os caminhos possíveis estabelecidos por ela ou pelo contrato é sempre o melhor caminho. Há sempre uma possibilidade que vai se encaixar ao contexto da necessidade de cada cliente.


O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.