01/10 - Consórcio

Outubro Rosa – a cor da prevenção e do autocuidado

Chegou o Outubro Rosa, mês dedicado ao movimento que vem ganhando força, a cada ano, com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama ao maior número possível de mulheres e seus familiares.

 

 O movimento surgiu nos anos 90, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), ganhando, nos anos seguintes, destaque no cenário mundial. O Outubro Rosa vem dando muitos resultados positivos, tanto que serviu de referência para várias outras campanhas, que associam meses e cores, no combate a diversos tipos de enfermidades, através do conhecimento, da prevenção e do autocuidado.

 

O movimento não só ajuda a conscientizar as mulheres acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, como também ajuda a desmistificar a doença, pois quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio.

 

O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa. Além do laço rosa, muitas cidades passaram a iluminar os seus monumentos públicos com luz rosa, para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença.

 

No Brasil, o primeiro sinal de simpatia pelo movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher.

 

Hoje, a cor e o símbolo do movimento já fazem parte do calendário atual de diversas ações das empresas privadas e dos poderes públicos no nosso país.

 

O câncer de mama

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens. Normalmente, a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. O exame mamográfico é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.

 

O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente - por isso a enorme importância da prevenção. O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia, dependendo de cada caso.

                                        

Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção. A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável e balanceada, além da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica em excesso.

 

Engaje-se no movimento. Se cuidar também é um ato de amor.

Com você, com sua saúde, com sua vida e com todas as pessoas que a valorizam.

O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.