27/09 - Consórcio

Posso transferir meu consórcio para outra pessoa?

Teve um imprevisto e não está mais podendo pagar as prestações do consórcio? Ou foi contemplado e deseja vender sua cota? Ou, ainda, simplesmente mudou os planos e não deseja continuar no grupo? Seja qual for a situação, saiba que é possível transferir seu contrato de consórcio para outra pessoa.

 

Na transferência de contrato, você passará todos os seus direitos e obrigações ao novo titular. Por isso, é importante analisar as possibilidades e estar seguro antes de fazer qualquer negociação. Isso porque pode haver também outra solução, por exemplo: se você está com dificuldades no pagamento, antes de ser contemplado a sua administradora de consórcios poderá reduzir o valor do seu crédito e, assim, diminuir o valor da sua prestação. Já se seus objetivos mudaram e você deseja adquirir outro bem ou serviço, a administradora poderá aumentar o valor do seu crédito, lembrando que todas essas possibilidades são antes de ser contemplado. Logo, antes de tomar qualquer decisão, procure sua administradora ou analise bem todas as possibilidades.

 

Mas se você está certo de que deseja transferir seu contrato de consórcio, algumas orientações podem ajudá-lo a fazer um negócio seguro e satisfatório.

 

Contrato

Primeiramente, você deve conferir no contrato se a transferência de cota está prevista e quais são suas condições.

 

Venda

A venda da cota de consórcio pode ser feita diretamente pelo consorciado ou pela administradora, mediante autorização, caso ela ofereça esse serviço a seus clientes. Se optar por realizar a venda diretamente, tenha cautela ao fornecer informações pessoais ou de identificação (como número do grupo e da cota) para terceiros. Você pode informar dados gerais, como regulamentos do grupo, percentuais já pagos e saldo devedor, mas, por segurança, dados restritos devem ser fornecidos, preferencialmente, na sede ou filial da empresa.

 

Aprovação

Um ponto bastante importante é que cabe à administradora de consórcio a aprovação da transferência, com base na análise da capacidade financeira e das garantias do novo titular. Logo, antes de aceitar ou fazer qualquer pagamento, aguarde a confirmação da empresa. Por fim, ao fechar negócio, é recomendável que você firme um contrato à parte com o comprador da cota, registrando o que foi acordado, como valores, forma e data de pagamento.

 

Negocie

Para definir o valor da venda, considere não apenas o percentual do preço do bem ou serviço pago até o momento, como também seu valor atual.  Caso o crédito tenha sido corrigido nesse período, o valor de mercado da sua cota poderá ser maior do que a quantia que você pagou por ela. Dessa forma, você terá mais flexibilidade na negociação.

 

Desistência x Transferência

Ao desistir de uma cota de consórcio, você estará sujeito às penalidades pela quebra de contrato e precisará aguardar a contemplação por sorteio para ter restituída a quantia paga referente ao fundo comum.

 

Já a transferência do contrato de consórcio, apesar de também estar sujeita à cobrança de taxa, se constar no contrato, é uma boa opção para reaver o valor pago com mais agilidade.

 

Viu como o consórcio é uma modalidade flexível?

Ela se adapta facilmente as suas necessidades e, para aproveitar todas as oportunidades, é importante conhecer bem o seu funcionamento.

 

Quer saber mais? Clique aqui. Entre em contato com a gente! O Consórcio Gazin vai te ajudar a encontrar o modelo ideal para o tamanho do seu sonho e do seu bolso.

O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.