21/03 - Consórcio

Posso pegar dinheiro ao invés de um bem?

Quem compra uma cota de consórcio tem um objetivo definido: a aquisição de um bem ou um serviço específico. Mas, e quando os planos mudam, será que dá para receber o valor da carta de crédito em dinheiro?

 

A resposta é sim. É possível ter acesso ao dinheiro ao invés de prosseguir com a aquisição do propósito inicialmente pretendido. Mas existem algumas regras. Receber carta de crédito em dinheiro está assegurado em duas situações:

- Quando o consorciado está com suas obrigações financeiras para com o consórcio completamente quitadas;

- No final do grupo, após a contemplação de todos os participantes.

 

E mais: quem foi contemplado e já está quite com todas as parcelas do consórcio, deve aguardar o prazo de 180 dias para o recebimento em dinheiro do valor da carta de crédito. Já quando o grupo tiver sido encerrado, a administradora do consórcio tem o prazo de 60 dias contados a partir da data de realização da última assembleia de contemplação para disponibilizar os valores.

 

Enquanto o grupo está vigente, ou seja, enquanto ainda estão acontecendo as assembleias, o valor do crédito é reajustado de acordo com índices do mercado. Isso é necessário para evitar desvalorização e, assim, garantir o poder de compra do bem no momento em que a contemplação ocorrer.

 

Mas, deve-se prestar a atenção. Uma vez contemplado, o crédito é apartado dos recursos comuns do grupo. Esses rendimentos costumam ser bem baixos e podem ser corroídos pela inflação com o passar do tempo. Dessa forma, para evitar perdas financeiras, é mais vantajoso fazer o uso do dinheiro da carta de crédito contemplada até o encerramento do grupo.

 

 

Optar por receber o crédito da carta em dinheiro é um bom investimento?

 

Sabemos que a principal característica de um consórcio é adquirir um bem ou um serviço. Acima de tudo, essa modalidade de crédito funciona melhor para quem não tem pressa para alcançar esse objetivo.

 

É fundamental que não se confunda a atualização do valor do crédito com rendimentos. Isso porque o que ocorre é apenas uma correção. Essa correção garante que o poder de compra do grupo permaneça equivalente ao bem que se pretende adquirir, mesmo no decorrer da duração do consórcio.

 

Essa regra vale, mesmo que o consorciado opte por receber carta de crédito em dinheiro. Se você tem como objetivo procurar um investimento financeiro visando aumento de patrimônio, é melhor observar as opções de investimento de curto, médio e longo prazo.

 

Em resumo: cada contexto é uma situação particular e individualizada e precisa ser bem analisado e planejado. Não haja por impulso! Procure conversar com quem está por dentro desse mercado.

 

Ficou interessado nesse assunto?

Temos consultores especializados e soluções rápidas e práticas, esperando por você.
Clique aqui e conheça as vantagens de uma das modalidades do Consórcio Gazin.
Uma delas pode ser exatamente o que você precisa.

 

O Consórcio

    Sobre o Consórcio Gazin
    Grupo Gazin
    Política de Privacidade

    Reforçando que nós não entramos em contato para solicitar que seja pago um percentual do lance para garantir a contemplação. Somente o pagamento do valor total ofertado! Evite cair em fraudes.
    Verifique o beneficiário do boleto, e em casos suspeitos entre em contato com o 0800-644-8282.

Fale Conosco

    Consórcio: 0800-644-8282
    consorciogazin@gazin.com.br

    Ouvidoria: 0800 707 4580 ouvidoria.consorcio@gazin.com.br
    Atendimento de Segunda a Sexta
    das 8 às 19hs. Sábado das 8 às 13hs
    (Horário de Brasília)
SIGA-NOS
Afiliada a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio
©2024 Consórcio Nacional Gazin - Uma empresa do Grupo Gazin - Todos os direitos reservados.